O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

FAÇO VOTOS...




Tudo começa por uma boa intenção. A intenção de não causar o mal é como uma dádiva ao universo. Mas como diz o ditado “ de boas intenções o inferno tá cheio”. O que isso quer dizer? Que somente sermos bem intencionados nem sempre é o suficiente. Nos abstermos de moralismo mas nos guiar por bons valores, nos nortear pela ética e nutrirmos um coração bom, é uma prática, um exercício que requer diversos elementos. O nobre caminho óctuplo nos ofereçe a possiblidade de transformar a intenção em atitude. Assumir o compromisso com os 5 preceitos também.

Quando se realiza a cerimônia de Jukai, o aluno que irá receber o rakusu, assume esse voto. É uma espécie de declaração espiritual que se faz em público, se convertendo ao Budismo.

Eu me comprometo a praticar o preceito de abster-me de matar ou causar dano aos seres vivos;

Eu me comprometo a praticar o preceito de abster-me de roubar ou tomar o que não me pertence;

Eu me comprometo a praticar o preceito de abster-me de causar dano através de comportamento sexual inadequado;

Eu me comprometo a praticar o preceito de abster-me de falar de modo falso, danoso, fazer fofocas ou calúnias;

Eu me comprometo a praticar o preceito de abster-me do mau uso de intoxicantes como álcool ou drogas que causam alteração da consciência.

Recite para você mesmo estes preceitos. Faça contato com a intenção em seu coração. Sinta a força e o bem-estar que isso lhe causa e a compaixão que traz para todos os seres no mundo.


Gasshô