O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

08 DE ABRIL DE 2635 - NASCE O MENINO BUDA


HANAMATSURI

Significa a Festa das Flores, nome dado a festa que celebrada o dia no nascimento de Sidarta Gautama, o Buda, que significa "o iluminado" ou "aquele que despertou". É uma data muito importante no calendário budista e muito celebrada no Japão e em toda a comunidade budista. Corresponde ao que é o Natal no calendário cristão.

Eis um pouco de história e mitologia acerca desse ser iluminado.

O Buda que fundou a religião budista chama-se Shakyamuni. Shakya é o nome da família real no seio da qual ele nasceu e a palavra muni significa “o capaz”.

Buda Shakyamuni nasceu em 635 a.C., em Lumbini, que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal.

Sua mãe foi a rainha Mayadevi e seu pai, o rei Shudodana.

Certa noite, a rainha sonhou que um elefante branco descia do paraíso e ingressava em seu útero. Esse ingresso foi um presságio de que concebera um ser puro e poderoso e a descida do elefante do paraíso, um indício de que seu filho vinha do céu de Tushita, a Terra Pura de Buda Maitreya.

Mais tarde, quando a rainha deu à luz, em vez de sentir dor, ela teve uma visão muito especial e pura. Viu-se apoiada numa árvore, segurando um de seus ramos com a mão direita, enquanto os deuses Brahma e Indra tiravam de seu flanco, sem dor, uma criança. Os deuses, então, reverenciavam a criança, oferecendo-lhe abluções rituais.

Quando viu o filho, o rei sentiu que todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o pequeno príncipe de Sidarta. Sua majestade convidou um brâmane vidente para fazer predições sobre o futuro do príncipe. O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: “Há sinais de que o menino pode se tornar ou um rei chakravatin, líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado. Entretanto, posto que a era dos reis chakravatin já passou, é certo que ele se tornará um Buda e sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos, como os raios de um sol.”