O Zen Vale dos Sinos tem como missão difundir os ensinamentos de Buda Shakiamuni em benefício de todos os seres.

sábado, 17 de setembro de 2011

MENSAGEM DO EXMO. SUPERIOR DA SHOTOSHU - SHINZAN EGAWA


"OLHAR-SE UM AO OUTRO"
"COMUNICAR-SE"
E
"APOIAR-SE MUTUAMENTE"

A sociedade que hoje nos cerca está perdida numa profunda confusão. A começar pelo aquecimento global, existe problemas de guerra, de pobreza, e no Japão, a sociedade é considerada discriminatória, desconectada, a dignidade da vida é perdida, sendo que anualmente trinta mil pessoas se suicidam. Existe casos de " bullying", de violências, e as pessoas estão vivendo no meio da descrença e da incerteza.
A Sotoshu, na ânsia pelo "respeito aos direitos humanos, consolidação da paz e preservação do meio-ambiente", tem buscado meios para fortalecer o vínculo entre as pessoas. Este ano, definimos como a meta o "rigyô" - ação em benefício a outros - , um dos quatro princípios para ajudar o outro, e estabelecemos tres pilares para o desenrolar mais concreto no cotidiano, quais sejam : "Olhar-se um ao outro", "comunicar-se" e "apoiar-se mutuamente".
O mestre Dogen Zenji nos instruiu "Rigyô é uma lei só. Beneficia tanto a si mesmo como a outros."
E o mestre Keizan Zenji nos ensina que "Devemos viver permanentemente com o espírito de grande compaixão, e retornar a todos os seres o mérito infinito do zazen."
Vamos por um momento sentar com o coração calmo em frente a Buda e aos antepassados, alinhando a coluna e harmonizando a respiração.
Colocando em prática "Olhar para você, transmitir mutuamente o ensino correto, apoiar mutuamente", pode-se iniciar uma sociedade onde a vida de cada um é valorizada.
Vamos acumular a prática do "rigyô", onde se convive beneficiando o outro no dia-a-dia.

Namu Shakamuni Butsu