O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

sábado, 17 de setembro de 2011

MENSAGEM DO EXMO. SUPERIOR DA SHOTOSHU - SHINZAN EGAWA


"OLHAR-SE UM AO OUTRO"
"COMUNICAR-SE"
E
"APOIAR-SE MUTUAMENTE"

A sociedade que hoje nos cerca está perdida numa profunda confusão. A começar pelo aquecimento global, existe problemas de guerra, de pobreza, e no Japão, a sociedade é considerada discriminatória, desconectada, a dignidade da vida é perdida, sendo que anualmente trinta mil pessoas se suicidam. Existe casos de " bullying", de violências, e as pessoas estão vivendo no meio da descrença e da incerteza.
A Sotoshu, na ânsia pelo "respeito aos direitos humanos, consolidação da paz e preservação do meio-ambiente", tem buscado meios para fortalecer o vínculo entre as pessoas. Este ano, definimos como a meta o "rigyô" - ação em benefício a outros - , um dos quatro princípios para ajudar o outro, e estabelecemos tres pilares para o desenrolar mais concreto no cotidiano, quais sejam : "Olhar-se um ao outro", "comunicar-se" e "apoiar-se mutuamente".
O mestre Dogen Zenji nos instruiu "Rigyô é uma lei só. Beneficia tanto a si mesmo como a outros."
E o mestre Keizan Zenji nos ensina que "Devemos viver permanentemente com o espírito de grande compaixão, e retornar a todos os seres o mérito infinito do zazen."
Vamos por um momento sentar com o coração calmo em frente a Buda e aos antepassados, alinhando a coluna e harmonizando a respiração.
Colocando em prática "Olhar para você, transmitir mutuamente o ensino correto, apoiar mutuamente", pode-se iniciar uma sociedade onde a vida de cada um é valorizada.
Vamos acumular a prática do "rigyô", onde se convive beneficiando o outro no dia-a-dia.

Namu Shakamuni Butsu