O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NEHAN SESSHIN - RETIRO DE PARINIRVANA DE BUDA


15 DE FEVEREIRO :Esse é o dia que Buda Xaquiamuni faleceu, perto da cidade de Kushinagara, no norte da Índia. Uma grande pintura(em forma de pergaminho) mostrando Buda entrando em Parinirvana é pendurada no templo e uma cerimônia expressando nossa gratidão a Buda é realizada. Diz-se que no momento de sua morte Buda estava dormindo em uma cama preparada em duas árvores Sala. Sua cabeça para o norte, seu rosto para oeste e sua mão direita fazendo as vezes de travesseiro. Naquele momento, flores brancas desabrocharam nas árvores Sala e caíram sem cessar. Muitos de seus discípulos, o rei e sua família, homens e mulheres de todas as idades, e mesmo pássaros e animais estavam reunidos, suspirando de tristeza. Buda fez seu último discurso, expondo a verdade fundamental: mesmo que o corpo físico morra, o Darma é eterno, para que seja possível ver Buda, é preciso ver o Darma. Dessa forma, ele ensinou a seus discípulos sobre os preceitos e sobre como eles deveriam manter a prática do Caminho de Buda. Esse sermão chama-se Yuikyogyo, o Último Ensinamento de Buda Xaquiamuni.


Comunicamos que a comunidade Zen Vale dos Sinos estará em retiro na Vila Zen-Viamão, entre os dias 1º e 08 de março. Por este motivo nossas atividades estarão suspensas, retornando dia 11 de março, com zazen especial às 19h

Próxima oficina de Introdução ao Zen Budismo acontece dia 16 de março, domingo,  às 17h.

Gasshô