O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

KAIGEN-SHIKI - Cerimônia de Abertura do Olho do Buda

Também entendida como cerimônia para "colocar a essência de Buda na imagem". É a benção que transforma a escultura em um Buda vivo, presente, abençoando toda a natureza e todos os seres.
Na cerimônia, o monge oficiante, usando um longo pincel, desenha em direção ao Buda três círculos em sentido horário com os dizeres "os três mundos são apenas a mente" e três círculos no sentido anti-horário dizendo " Namu Xaquiamuni Buda" Honra Suprema ao Buda Xaquiamuni - Buda histórico, que viveu na Índia há mais de 2.500 anos. Durante a celebração são entoados Sutras (ensinamentos de Buda em forma de versos). O monge também desenha um caractere chinês que significa "coração-mente-essência" e faz um gesto para que essa essência de Buda permaneça na imagem. A partir daí, ela se torna uma imagem sagrada e as pessoas devem colocar em mãos palma com palma ao passar por ela, bem como fazer uma reverência como se estivessem em frente do próprio Xaquiamuni Buda.

Esta cerimônia foi oficiada por Kuroda Roshi, Abade do Templo Kirigayaji, de Tóqui -Japão. Também estiveram presentes Coen Roshi, Abadessa do Templo Tenzuizenji e Orientadora Espiritual do Viazen e primaz fundadora da comunidade Zendo Brasil - São Paulo.
Esta escultura do Grande Buda fica localizada no interior de Viamão, na Vila Zen - centro de prática sob a coordenação  de Monge Dengaku Sensei e monja Shoden.
Presença também de monges e monjas representantes de comunidades budistas de  todo o Brasil.