O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

domingo, 6 de dezembro de 2015


O BUDA QUE NASCE DA LAMA
O 08 de  dezembro é celebrado como o dia da Iluminação do Buda, de acordo com o calendário budista. Há cerca de 2.500 atrás, um jovem príncipe chamado Sidarta Gautama decide romper com a vida nos palácios e unir-se aos  monges ascetas em busca de respostas aos seus questionamentos acerca da vida e da morte e o porquê de tanto sofrimento. De maneira dócil,  mas decidido, ele transgride  a autoridade paterna, deixa mulher e filho e lança-se na busca . Sai do extremo de uma realidade para o extremo de outra, do conforto dos palácios para a vida de monge mendicante, um asceta na  floresta, vivendo ao relento e com muitas privações. Após 6 anos vivendo  no limite, relativiza e  decide por um caminho intermediário. Decide permanecer em meditação,  sentado em lótus completa, embaixo de uma árvore fícus religiosa, até atingir a iluminação.  Após 7 dias e noites, no despertar do 8º dia atinge o completo despertar, acessando um nível tão profundo de consciência que nossa mente comum não consegue imaginar.
Todos os mosteiros, templos e centros de prática no mundo celebram essa data em retiro, geralmente do dia 1º de dezembro até o raiar do dia 08. Nossa comunidade costuma celebrar essa data com um retiro de um dia, chamado zazenkai. Quando iniciei a preparação do material de divulgação me ocorreu colocar uma flor de lótus, que simbolicamente significa a capacidade que temos para encontrar nossa natureza original, nossa capacidade búdica, nossa capacidade para sair da ignorância e adentrar a mente desperta, mesmo em meio ao sofrimento, tal qual a flor de lótus, que nasce na lama, da lama, sem ser maculada por ela. Nasce pura e bela, tal qual o Buda, que após ser arrebato pelo sofrimento, o supera através da suprema e perfeita sabedoria.
Em meio a confecção desse material, acontece a tragédia de Mariana, os ataques terroristas em Paris, a execução pela polícia  dos cinco jovens no RJ, a decisão  do governador de SP de fechar escolas, e por último a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma, um golpe na democracia e na soberania popular.  Ou seja, é  lama pra todo lado.
Samsara e nirvana, paraíso e inferno, o bem e o mal, Mara e Buda , diabo e anjos...não são entidades separadas. Estão interagindo o tempo todo como entidade única que opera em cada um de nós e na sociedade como um todo. Muitas vezes estamos imersos no sofrimento e é  necessário fazer contato, sentir nossas dores, sentir as dores do outro, da sociedade como um todo. Como fizeram as meninas e os meninos, estudantes de São Paulo, emergiram feito pequenos Budas em meio ao caos. É através desse sentir que vivenciamos a compaixão – com paixão, contato fecundo entre mente, corpo e coração. Ouvir e sentir as dores e lamentos do mundo, e quem sabe assim nosso Buda interior se manifeste. Em benefício de nós mesmos e de todos os seres.

Gasshô


Um comentário:

  1. Le vol en brousse est intrinsèquement dangereux, mais ces gars rendent les choses faciles.replique rolex Regardez-le non seulement pour en savoir plus sur le vol sauvage dans le True North Strong and Free, mais aussi pour le merveilleux style de narration qui est si difficile à trouver de nos jours.fausse montre Le court documentaire est tourné au Manitoba et plonge dans l'incroyable tradition des pilotes de brousse environnants en tant que héros de la société rurale canadienne.

    ResponderExcluir