O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

quinta-feira, 11 de outubro de 2018


NOTA PÚBLICA

A comunidade ZEN VALE DOS SINOS, vem a público manifestar seu repúdio frente às violação cometidas no episódio da jovem que teve uma suástica tatuada com canivete em sua barriga. O ataque com socos, e para fazerem a suástica devem ter sido violentos a ponto de sujeitar e paralisar a vítima, deu-se por ela estar usando uma camiseta com #elenão. Ou seja, a motivação foi política,   pró  candidato Bolsonaro. Primeiro, Independente do conteúdo da tatuagem,  foi um crime bárbaro e  inaceitável. Segundo, àqueles que representam o estado e que   deveriam  acolher a denúncia e proteger a vítima, investigar e buscar os responsáveis, distorcem e polemizam com o objetivo de desresponsabilizar os que alimentam o ódio e os ataques violentos, que tem sido cada vez mais frequentes. O delegado responsável por encaminhar a denúncia comete outra violação,  quando afirma ser um símbolo religioso budista e não uma suástica nazista.   Então se for um símbolo religioso pode, arbitrariamente ser usado como  objeto de violência?  Pela maneira perversa do ataque, esse símbolo tatuado tem mais a ver com nazismo do que com budismo, já que o Budismo condena qualquer atitude de violência e de anti-democracia.
Se é um símbolo do budismo ou não, em nossa opinião,  é irrelevante nesse momento. Inaceitável  é introduzir uma narrativa que agride outra tradição religiosa na tentativa de minimizar tamanha demonstração de intimidação e violência.  Que se faça justiça!

                       Zen Vale dos Sinos, São Leopoldo, 11 de outubro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário