O Zen Vale dos Sinos é uma comunidade zen-budista, da Ordem Soto do Japão. É coordenado pela Monja Kokai , discípula transmitida de Monja Coen Roshi. Além da programação regular que inclui zazen(meditação zen), liturgia, retiros de um ou mais dias, a comunidade, através de sua professora, está autorizada a realizar casamentos, bençãos e funerais.
domingo, 24 de abril de 2011
ENTREGA DE NINHOS
sábado, 23 de abril de 2011
Por muitos anos de sonhos,
deixei o mundo.
Onde encontrar o elixir da imortalidade?
Num mundo confuso e decadente,
Sorrindo, deixo os sutras de lado
E repouso em retiro.
O dragão voltou para o mar,
O tigre foi para as montanhas.
Os ventos do outono empilham
Levas de folhas caídas.
Eu as varro por mil vezes,
Mas persistem em cair...
Súbito sorrio e me sento confortado:
Que caiam e se tornem cinza por si mesmas!
Mestre Chan Budista Nan Huai Chin
quinta-feira, 21 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
OFICINA DO NINHO
sábado, 9 de abril de 2011

sexta-feira, 8 de abril de 2011
08 DE ABRIL DE 2635 - NASCE O MENINO BUDA

HANAMATSURI
Significa a Festa das Flores, nome dado a festa que celebrada o dia no nascimento de Sidarta Gautama, o Buda, que significa "o iluminado" ou "aquele que despertou". É uma data muito importante no calendário budista e muito celebrada no Japão e em toda a comunidade budista. Corresponde ao que é o Natal no calendário cristão.
Eis um pouco de história e mitologia acerca desse ser iluminado.
O Buda que fundou a religião budista chama-se Shakyamuni. Shakya é o nome da família real no seio da qual ele nasceu e a palavra muni significa “o capaz”.
Buda Shakyamuni nasceu em 635 a.C., em Lumbini, que na época fazia parte da Índia, mas hoje pertence ao Nepal.
Sua mãe foi a rainha Mayadevi e seu pai, o rei Shudodana.
Certa noite, a rainha sonhou que um elefante branco descia do paraíso e ingressava em seu útero. Esse ingresso foi um presságio de que concebera um ser puro e poderoso e a descida do elefante do paraíso, um indício de que seu filho vinha do céu de Tushita, a Terra Pura de Buda Maitreya.
Mais tarde, quando a rainha deu à luz, em vez de sentir dor, ela teve uma visão muito especial e pura. Viu-se apoiada numa árvore, segurando um de seus ramos com a mão direita, enquanto os deuses Brahma e Indra tiravam de seu flanco, sem dor, uma criança. Os deuses, então, reverenciavam a criança, oferecendo-lhe abluções rituais.
Quando viu o filho, o rei sentiu que todos os seus desejos haviam sido satisfeitos e chamou o pequeno príncipe de Sidarta. Sua majestade convidou um brâmane vidente para fazer predições sobre o futuro do príncipe. O vidente examinou a criança com sua clarividência e disse ao rei: “Há sinais de que o menino pode se tornar ou um rei chakravatin, líder do mundo inteiro, ou um Buda plenamente iluminado. Entretanto, posto que a era dos reis chakravatin já passou, é certo que ele se tornará um Buda e sua influência benéfica se espalhará pelos mil milhões de mundos, como os raios de um sol.”
domingo, 3 de abril de 2011
por nosso Superintendente da América do Sul
Superior Dosho Saikawa
Diante da situação ocorrida no Japão, quando das ondas gigantescas vindas do Pacífico – Tsunami – que atingiram toda a costa nordeste do país, e em seu poder de destruição ceifou a vida de em torno de dez mil almas, além de outros tantos desaparecidos, destruiu casas, plantações e toda infra-estrutura local, calamidade esta em que os sobreviventes tentam a duras penas refazer-se, toda ajuda humanitária vinda de qualquer parte do mundo é apreciada neste momento.
Ainda que aquele povo, acostumado às catástrofes provocadas pela natureza, encontre forças para reerguerem-se, um fato notório, necessitam do apoio de outros povos, culturas diferentes, que possam juntar forças em prol do bem estar daqueles que sofrem as dores da destruição.
Nesse sentido, pedimos que também possamos nos unir nesta corrente de ajuda mútua, compartilhando um sentimento comum no reparo material e emocional dos que foram diretamente afetados pelos acontecimentos. Do pouco que possamos fazer, em muito será de validade para as vítimas. Sendo assim, se a ajuda humanitária é de ordem material, possamos nos disponibilizar a doar algum valor em moeda corrente.
Se esta mensagem teve a capacidade de sensibilizar os corações puros e despojados, pedimos que as doações sejam endereçadas à Missão da Escola Soto Zen da América do Sul. Fica em anexo ao Templo Busshinji, a rua São Joaquim, 285, Bairro da Liberdade, São Paulo, SP; fone (011) 3208-4515.
CNPJ:44.019.859/0001-18
Banco do Brasil
Agência :4054-1 Xavier do Toledo
Conta Corrente:12000-6
*Por favor enviar o comprovante do depósito Fax ou E-mail
FAX:(11)3208-0418 E-mail Busshinji_sp@hotmail.co.jp
Superintendente da América do Sul
Superior Dosho Saikawa