O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

terça-feira, 5 de maio de 2020




PRESENÇA DE ESPÍRITO
As vezes a reação de uma pessoa nos surpreende e dizemos que ela teve presença de espírito, ou seja, uma reação, um ato, uma palavra, tão certeira e apropriada, como o poema do budismo que  diz...”quando duas flechas se encontram em pleno ar, ponta com ponta, será somente a técnica a responsável?”
O que ensina o budismo sobre espiritualidade?
- O Budismo, através de seus ensinamentos, seus preceitos éticos e a prática disciplinada e constante do zazen(meditação zen) são instrumentos ao alcance da cada um para desenvolver  a sabedoria e a compaixão. Na medida que isto vai sendo aprofundado, converte-se numa elevação do espírito.  E o que é elevar-se espiritualmente? Assim como o budismo, outras religiões também tem este propósito, que em síntese é nos tornarmos seres humanos melhores, mais solidários, sábios e  amorosos .
Certa vez Leonardo Boff estava num evento onde estava o Dalai Lama . Ele perguntou ao Dalai Lama qual é a melhor religião e o Dalai Lama respondeu que era àquela que te convertia numa pessoa melhor. Ou seja, assim como há diversas denominações para quem é Deus, de acordo com cada tradição religiosa, também há diversas maneiras de fazer contato com o divino, com deus, com a natureza buda, com o mistério e o sagrado. Aprendi com o budismo que podemos desejar ampliar o nosso olhar, a nossa consciência, para poder enxergar e reconhecer o sagrado em tudo, principalmente nas pequenas coisas, nas plantas, nos animais, nos pequenos seres, nos céus e na terra, na água e na floresta, no acordar de todas as manhãs e no anoitecer que antecede o descanso
O que a espiritualidade muda na vida das pessoas?
A completa integração entre corpo, mente e coração nos unifica e este alinhamento nos permite  presença plena na vida. Ficamos mais inteiros em todas as experiências e passamos a olhar e entender  o mundo a partir de uma mente menos discriminadora , sendo capaz de levar para o nosso dia a dia  a transcendência da dualidade. Ficamos  mais sensíveis e empáticos e passamos a nos relacionar com o mundo, com a vida e com todos os seres com mais amorosidade e compaixão. E isto é bom de ser vivido, uma benção, que acaba se irradiando como ondas que alcançam inúmeros seres.  

O que é espiritualidade para você?
O Budismo propõe um encontro de você com você mesmo. Isto quer dizer que o buda não está fora de você mas sim dentro de você. Cabe a você contatar com esta capacidade de despertar, de acordar o buda que existe dentro de cada um de nós. É um mergulho interno e, na medida que se vai aprofundando, o seu ego mais egocêntrico e auto-centrado vai se ampliando, como diria um pernambucano, o coração alarga para caber o mundo inteiro, todos os seres...com menos separações sujeito-objeto,  menos gosto-não gosto,  menos certo e errado,  menos apegos e aversões...então, esta viagem pra dentro de si não é para conhecer sua historinha pessoal – essa você conta para seu psicoterapeuta – mas vai além. Você se permite a sincera intenção de se melhorar como pessoa, compreender o que é Ser Humano, aprende a virar gente, que ama, que sofre, que inclui, que não rejeita, que cuida, que quer justiça social, preservação da mata, dos bichos...isto pra mim é espiritualidade, olhar para o universo e perceber a nossa pequeneza e insuficiência, que estamos todos juntos nessa viagem, inter-somos nesse tempo e lugar.
É uma característica que pode ser desenvolvida ou aprimorada?
É treinamento, que exige que você esteja em contato com ensinamentos , que se abasteça de informações em livros, retiros, professores, ou seja, que beba em águas confiáveis. Cada um tem um tesouro dentro de si, a natureza original, a natureza buda, o potencial para o despertar, mas o trabalho de escavação para que essa joia possa se expressar é uma experiência muito pessoal, única  e intransferível. 

A espiritualidade está relacionada com a religião?
 Não é necessário pertencer a uma religião para ter um coração bom e sensível. Um ateu convicto pode ser uma pessoa melhor do que aquela que vai a missa toda a semana, ou àquele que vem para fazer zazen para iluminar-se. Ora bolas, iluminar-se para quê? Não será somente uma vaidade?
Devemos desejar sair da ignorância que limita nossa amorosidade e sabedoria. Acessar esta capacidade inata nos traz contentamento e transbordamento para o mundo e isto é muito poderoso. É uma maneira de manifestar gratidão pela existência.

Monja Kokai Eckert
Monja zen-budista e psicóloga
www.zenvaledossinos.blogspot.com