O Zendo Vale dos Sinos tem como missão estudar e praticar os ensinamentos Shakiamuni Buda e demais ancestrais do Darma, vinculados a tradição Soto do Japão. Através de suas práticas, busca refúgio nas três jóias do Budismo: O Buda, o Darma(os ensinamentos) e a vivência de vida comunitária(Sanga).
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!

terça-feira, 23 de julho de 2019

ZUISE

O compromisso oficial junto aos mosteiros sede da Tradição Soto Zen é a razão dessa viagem. Através de agendamento prévio, somos aguardados e apresentados pela nossa mestra de Transmissão, Monja Coen Roshi. Após os procedimentos formais junto a administração, os membros, duas monjas e um monge, adentram os portais do templo para realização de Zuise, uma etapa da formação de um monge. A partir daí, passamos a ser considerados Senseis e Oshô.
Após o ingresso às acomodações, inicia-se uma série de treinos, que podem durar até três horas. Causas e condições já amadureceram a ponto de termos tido a grande sorte de sermos orientados por um Sensei brasileiro, Monge Bruno Shoei, interno desse mosteiro, Sojiji, há seis anos.
Após refinado jantar, banho e dormir no futon. às 3h30 somos acordados para início das cerimônias. Uma pública e as demais reservadas. Ainda indescritível as emoções de tal vivência. Uma oportunidade de agradecer pessoalmente aos ancestrais fundadores da linhagem , uma honra concedida de poder adentrar os salões e os corredores do templo, na vastidão de séculos e séculos que o Zen tem sido transmitido, de geração em geração. Adentrar na intimidade de um templo dessa envergadura é como tocar o coração - kokoro - da cultura japonesa. Uma honraria! Arigatoo Gosaimasu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário